Jungheinrich, fornecedor líder de soluções de movimentação de cargas, apresenta o seu novo marco estratégico para o próximo período de cinco anos.
Hamburgo, Alemanha – A Jungheinrich, fornecedor líder de soluções de movimentação de cargas, apresenta o seu novo marco estratégico para o próximo período de cinco anos. Com a Estratégia 2030+, a empresa pretende desenvolver as suas raízes profundas e grande potencial para se transformar num parceiro global ainda mais forte para os seus clientes, fornecendo soluções de movimentação de cargas de valor excecional. Através da implementação deste plano estratégico, o Grupo propõe-se a alcançar 10.000 milhões de euros e um EBIT ROS de 10 por cento numa base orgânica até 2030.
Com base no seu negócio principal na Europa, as áreas chave de atuação da Jungheinrich incluirão uma maior expansão global, com foco na América do Norte e na Região da Ásia Pacífico (APAC), um crescimento significativo e inovação no negócio de automatização de armazéns, tal como extensão do portfólio de produtos para veículos industriais de tecnologia Mid-Tech. Ademais, a Jungheinrich continuará o seu processo de transformação com iniciativas centradas na produtividade e sustentabilidade.
A empresa prevê que os principais impulsionadores do mercado se mantenham favoráveis, mesmo em contextos de volatilidade geopolítica. É esperado que a procura por soluções de movimentação de cargas continue a aumentar, particularmente na área de automatização de armazéns, cuja estimativa é de um crescimento médio de 8 por cento nos próximos cinco anos. A Jungheinrich confia que as suas iniciativas estratégias permitirão superar a performance do mercado.
Dr Lars Brzoska, Presidente do Conselho de Administração da Jungheinrich AG:
“Toda a nossa equipa na Jungheinrich está focada em capacitar os nossos clientes, para que possam manter os compromissos assumidos. Tendo como base esta proposta de valor, já foi ampliada a nossa sólida posição nos últimos anos. Agora, com a Estratégia 2030+, pretendemos gerar um crescimento significativo à escala global. Num contexto de mercado competitivo, queremos e devemos crescer mais rapidamente, tal como ser mais rentáveis. Com o crescimento geral expectável do mercado e a execução diligente das nossas iniciativas estratégicas, estamos confiantes de que seremos capazes de atingir os nossos objetivos.”
Equanto negócio altamente gerador de efetivo, a Jungheinrich propõe-se a alcançar uma taxa média de conversão de caixa superior a 80 por cento durante o período da estratégia. Também foram definidas prioridades claras para a alocação de capital a médio prazo. As aquisições (M&A) terão um papel importante no impulso de um crescimento global adicional, com foco em potenciais aquisições na automação e nas regiões da América do Norte e APAC. No âmbito da Estratégia 2030+, a Jungheinrich reafirma o seu compromisso com uma política de dividendos fiável.
Dr Volker Hues, Diretor Financeiro da Jungheinrich AG:
“Para a Jungheinrich, a Estratégia 2030+ representa um avanço importante para garantir um futuro de sucesso. Alcançámos um perfil financeiro sólido e uma flexibilidade que nos permite apoiar as nossas iniciativas de crescimento. Neste contexto, as aquisições irão desempenhar um papel fulcral na nossa estratégia a médio prazo, especialmente para impulsionar a nossa expansão global e os nossos negócios de automação.”
Uma base sólida para aproveitar as oportunidades futuras
Nos últimos anos, a Jungheinrich construiu um forte histórico de crescimento, aumentando significativamente as receitas e quase duplicando o EBIT desde 2020. A empresa cumpriu a sua estratégia plurianual anterior (Estratégia 2025+) e alcançou uma série de marcos importantes, incluindo as aquisições de Storage Solutions en EE. UU., bem como dos especialistas em software e robótica arculus e Magazino. Também se beneficiou de um forte aumento da procura de empilhadores compactos POWERLiNE e se impulsionou a inovação com novos e importantes projetos emblemáticos em automatização.
Esta base sólida coloca a Jungheinrich numa excelente posição para capitalizar as oportunidades do atrativo mercado global de soluções de movimentação de cargas. Ao mesmo tempo, a empresa reconhece os desafios do ambiente cada vez mais competitivo. A Jungheinrich pretende, assim, acelerar o crescimento e melhorar ainda mais a sua rentabilidade com quatro campos de ação estratégicos para o plano 2030+.
Expansão global na América do Norte e Ásia-Pacífico
A Jungheinrich irá concentrar-se em expandir ainda mais a sua presença na América do Norte e na APAC. Na América do Norte, planeia aumentar a penetração no mercado de empilhadores industriais e expandir o negócio de automatização e equipamentos de armazém, apoiando-se, por exemplo, na forte plataforma de Storage Solutions. Na APAC, pretende crescer ainda mais nos mercados existentes e entrar em novos mercados selecionados. Além disso, a Jungheinrich planeia uma expansão dos canais de vendas através de revendedores e plataformas online, bem como o estabelecimento de um centro regional e centros de serviços empresariais para a APAC. As atividades de M&A terão como objetivo obter receitas adicionais superiores a 1 bilião de euros fora da Europa, para além do crescimento orgânico pretendido.
Responder às necessidades dos clientes em automatização
De modo a construir armazéns preparados para o futuro, os clientes procuram cada vez mais soluções de movimentação de cargas que integrem perfeitamente veículos industriais, robôs móveis e sistemas de armazenamento e recuperação automatizados (ASRS) de forma eficiente e fácil de utilizar. A Jungheinrich destaca-se pela sua posição única de fornecer todos os produtos e serviços para soluções integradas a partir de uma única fonte e sob uma única marca. A empresa já entregou soluções complexas de última geração que sublinham o potencial significativo que a Jungheinrich pretende alavancar ainda mais até 2030.
Exemplos recentes que demonstram o potencial da automatização são a implementação para MAN do robô móvel SOTO e o uso combinado do empilhador de corredor muito estreito EKXa e do robô móvel arculee S pela Prodrive Technology.
A abordagem à automatização assenta em três pilares: fornecer um portfólio best-in-class para armazenamento e transporte de materiais; software totalmente integrado para conectar todo o fluxo de materiais em armazém; e um serviço premium de suporte para garantir operações 24 horas por dia, 7 dias por semana, de aplicações críticas para os clientes. Os esforços de aquisições nesta área irão focar-se em inovações tecnológicas, soluções de software e robôs móveis compatíveis com esta visão integral.
Extensão do portfólio com oferta global de empilhadores Mid-Tech
A Jungheinrich aspira oferecer o empilhador certo para cada cliente, através de um portfólio completo de empilhadores. A empresa acaba de anunciar um importante passo estratégico neste sentido ao introduzir uma nova marca Mid-Tech sob o nome “AntOn by Jungheinrich”. Uma parceria estratégica com a EP Equipment, que permitirá à empresa complementar o seu atual portfólio de veículos High-Tech com uma oferta atrativa no segmento Mid-Tech.
Para além desta expansão de portefólio, a unidade de empreendimento corporativo, recentemente anunciada pela Jungheinrich, a Uplift Ventures, foi criada para fomentar empresas inovadoras e investir em startups atrativas, além do negócio principal atual da empresa. A Jungheinrich lançou também uma parceria estratégica com a Merantix para promover aplicações baseadas em Inteligência Artificial (IA) na indústria. Como parte disso, a Jungheinrich está a investir 5 milhões de euros no fundo de IA da Merantix Capital.
Produtividade e sustentabilidade de primeiro nível
Com vista a reforçar ainda mais a sua posição competitiva a longo prazo, a Jungheinrich continuará com as suas diversas iniciativas de transformação, com foco em melhorias significativas de produtividade e eficiência. Isto inclui um modelo operacional direcionado a segmentos orientados para o negócio, centros globais de serviços e uma infraestrutura ágil. Também será otimizada a rede de fabrico, eficiente e sustentável, dimensionada para suportar a expansão global da Jungheinrich. O programa DEEP (processos digitais end-to-end) continuará em implementação e as estruturas serão reorganizadas para suportar uma maior produtividade, eficiência de custos e centralidade no cliente até 2030.
A empresa continuará também a prosseguir as suas iniciativas de sustentabilidade bem-sucedidas, reforçando a sua posição de liderança nesta matéria, criando maior valor para todas as partes interessadas. No ano fiscal de 2024, a Jungheinrich recebeu o certificado de sustentabilidade EcoVadis Platinum pelo quarto ano consecutivo, consolidando a sua posição entre o 1% das empresas mais sustentáveis do mundo. A empresa aspira a atingir emissões líquidas zero (emissões de âmbito 1 e 2) até 2030.
Sobre a Jungheinrich
Como um dos principais fornecedores mundiais de soluções de movimentação de materiais, a Jungheinrich tem vindo a promover o desenvolvimento de produtos e soluções inovadores e sustentáveis para fluxos de materiais há mais de 70 anos. Enquanto pioneira no setor, a empresa familiar cotada em bolsa está empenhada em criar o armazém do futuro. No ano fiscal de 2024, a Jungheinrich e equipa de mais de 21,000 colaboradores geraram uma receita de €5.4 mil milhões de euros. A sua rede global é composta por 12 unidades de produção e empresas de serviços, e ainda vendas em 42 países. A empresa está cotada no índice MDAX.